

PRINCÍPIOS ORIENTADORES DA GESTÃO DA ORGANIZAÇÃO
Nossa escola tem como principal característica um sistema globalizado que utiliza o melhor de muitas filosofias, movimentos e métodos em suas características básicas. As turmas não são separadas em séries mas em turmas com várias idades, participando de atividades práticas e projetos. Acreditamos que toda escola e toda educação, como pede a LDB, deve desenvolver todas as habilidades da inteligência de forma prazerosa e que possa ficar na memória longa, de preferência para a vida toda. Visamos abranger os conteúdos do PCN com interdisciplinaridade selecionando conteúdos e desenvolvendo temas transversais atuais e de importância para a formação integral do ser, permeado pelo conhecimento científico e cultural, valores éticos e sociais que são necessários à vida cidadã e formação de um pensamento consciente.
A organização se faz presente com o planejamento bimestral em projetos, alguns feitos pela escola e outros pelos estudantes, abrangendo os conteúdos inerentes a cada série escolar mas ministradas de maneira diferenciada. Os conteúdos são apresentados com incentivações para criar o interesse do aluno pelo assunto. Em seguida cada um é convidado a participar ativamente através de propostas práticas, para vivenciar a utilização de muitos conhecimentos e sentir sua utilidade na vida. A avaliação é contínua e constante durante todo o processo, mas não comparativa ou generalizadora, pois cada um verifica se está conseguindo melhorar seu desempenho, se está capaz de interagir com sua equipe, ouvir e trocar de papel quando necessário. As atividades são feitas em salas ambiente, na escola e na comunidade, as quais possuem suas características diferenciadas atendendo as necessidades de cada momento.
A realização de assembleias pode acontecer sempre que necessário, quando todos são responsáveis pelos combinados ou pela teia de pensamentos, palavras e ações em unidade de forma coerente, a começar pelo comportamento, a partir de regras que são feitas em conjunto. Os alunos são orientados a refletir quanto a valores, direitos e deveres sem autoritarismo mas com questionamentos e limites muito claros.
Aqui auxiliamos também nossos alunos na preparação para os processos seletivos e para a conquista dos seus ideais de vida acadêmica a partir de projetos como “preparação para provas e concursos”. Por isso reforçamos os dados importantes a serem memorizados com técnicas especiais aumentando a auto confiança e estima, num trabalho individualizado que somam fatores essenciais para o sucesso. Se o objetivo da Educação é o desenvolvimento Pleno do educando, procuramos desenvolver cada aluno por completo no decorrer dos anos, mostrando caminhos novos e preparando cada indivíduo para qualquer necessidade futura. Além de permitirmos que o aluno faça algumas provas duas vezes, estamos inovando outras provas que podem ser feitas em vários níveis de dificuldades desde um desenho para se pintar, depois o básico essencial até desafios maiores ou curiosidades para alunos capazes de um aprofundamento maior. Cada aluno é estimulado a perceber sua compreensão e pedir ajuda em suas dificuldades que são assistidas com exercícios de auto superação individual. Às vezes o aluno precisa de uma maneira diferente para aprender um conteúdo. Por isso, dependendo do resultado dessas avaliações, o profissional especialista irá também repensar sua didática e variar sua abordagem.
O desenvolvimento Integral ou Pleno do educando (LDB), para nós significa o desenvolvimento de todas as inteligências ou habilidades da inteligência humana (Gardner). Acreditamos que o bom comportamento intra/interpessoal é a capacidade mais importante de cada um para a felicidade e sucesso, acima de todas as outras. A manifestação cada vez maior de valores humanos a partir da constante reforma íntima que busca consciência e sabedoria representa a Lei natural do Progresso da Humanidade. A habilidade interpessoal representa a lei da Sociedade cuja vida humana depende a partir da capacidade de aprender a relacionar-se bem respeitando a todos os seres da Terra. Semanalmente e a cada bimestre repensamos nosso processo buscando sempre melhorar o método e enriquecê-lo com mais possibilidades/criatividade.
Como nossa escola nasceu para inovar priorizando melhores resultados, periodicamente estimulamos profissionais a se atualizarem quanto ás direções que uma nova Educação está tomando. Diariamente nossa escola dialoga sobre os desafios que pertencem a todos, e tentamos criar uma ponte da realidade de hoje com o futuro de nossos sonhos, possível se houver liderança. Jovens muito especiais estão nascendo e acreditamos que eles é que terão o poder de mudar a cultura ou maus hábitos da humanidade de hoje, mas para isto precisamos refletir com parâmetros adequados e programá-los no sentido de cada um poder fazer sua parte com suas vocações e talentos. Nosso país necessita de planos e ações reais que ajudem principalmente os invisíveis da sociedade brasileira, e é para isto que trabalhamos com o sonho de que um dia cada escola e cada família do nosso país faça sua parte com dignidade sem depender de política partidária ou de muito dinheiro, fazendo a hora ao invés de ficarmos todos esperando acontecer.
Nosso currículo tem como base o PCN, valorizando as matérias essenciais numa sequência gradativa, dividindo muitas vezes cada assunto em níveis, dos mais simples até os mais complexos, dando aos alunos com mais dificuldades de aprendizagem em um assunto a oportunidade de compreendê-lo de maneira clara e tranquila, e aos mais avançados a oportunidade de se aprofundarem.
Ao mesmo tempo trabalhamos matérias importantes como saúde emocional. Temos convênio com amigos do Zippy, um programa canadense que foca as emoções, sentimentos e a comunicação já no primeiro ano do fundamental, pois muitos intelectuais fracassam por não terem estrutura emocional. Hoje precisamos de pessoas resilientes, que administrem muito bem seus sentimentos e reajam rapidamente diante das adversidades do mundo atual.
Em projetos práticos, muitas vezes nossos jovens realizam ações convidando pais, vizinhos e a comunidade em geral para palestras, apresentações musicais, aulas públicas e exposição das atividades realizadas, onde eles mesmos organizam e explicam todos os assuntos e projetos realizados.
É dever de cada um sem exceção preservar o ambiente escolar que pertence a todos, quando nenhum ser humano tem o direito de prejudicar intencionalmente alguém seja como for. Para nós o ambiente educativo não é um prédio frio de concreto com pessoas que não sabem o que fazem. Para nós Escola é a Natureza. Muito do que o ser humano descobriu foi a partir da observação da natureza. Nela está codificada toda uma sabedoria superior, e nossa alimentação não é apenas sólida e líquida mas também energética proveniente do sol, das árvores, do ar, das montanhas, da das cachoeiras e de toda Vida. Diariamente, durante os primeiros 15 ou 20 minutos da entrada, antes das atividades diárias, os alunos vão desenvolvendo o controle do corpo e condicionando-se a manter o silêncio por alguns minutos, reprogramando-se positivamente e aumentando um repertório de palavras bonitas em pensamento positivo otimista. Depois a cada dia se faz algo diferente como ouvir o hino nacional ou outro hino, ver um vídeo motivacional ou música de uma nova era, aprender sobre algum líder espiritual com desenhos de Jesus ou partes de alguma biografia, canto em conjunto, alguém conta uma estória de valores e assim por diante. Estimulamos as crianças a desativarem de seu mapa mental o egoísmo/orgulho que causam tanto sofrimento na Terra. Semanalmente todos possuem atividades para a saúde emocional quando podem falar sobre o que os aflige ou participar de desafios/dinâmicas tão esperados por todos. Cada um tem o direito de dizer o que sente, mas nunca de prejudicar intencionalmente alguém. Todos somos diferentes e nos condicionamos ao respeito mútuo. Os alunos em assembleia decidiram que quando existe um conflito que em geral é sempre muito pequeno em nossa escola, o combinado foi: primeiro os alunos tentam conversar e resolver o desafio sozinhos para depois, se houver necessidade pedirem ajuda através da caixinha das emoções. Dependendo da falta é pedido que o aluno reflita sobre o que fez registrando em um papel o que ocorreu, por que ocorreu e como poderá fazer para que o incidente não aconteça novamente, com data e nome e por fim como o que aprendeu com o ocorrido. Porém procuramos estar atentos a tudo em todos ambientes, sempre questionando e mantendo a harmonia para que ninguém se sinta infeliz ou prejudicado, ora com firmeza mas sempre com abraços, elogios pelo esforço, reconhecimento de belas ações e amor. Assim sentimos que vai aumentando o costume ou condicionamento de se viver em harmonia e respeito. Gosto da representação de que enquanto escola somos como um formigueiro, dentro do qual todos zelamos e trabalhamos igualmente pelo todo, sem um aproveitar-se do outro e sem diferenças superficiais, padrões de superioridade, partidarismos ou rótulos.
PROJETOS PRÁTICOS
Todo desenvolvimento de uma escola pode ser feito a partir de projetos práticos selecionados e programados, em rede prazerosa de atividades feitas de forma consciente e harmônica, onde os alunos é que desde o início pensam, tem ideias, aprendem a se relacionar, a respeitar, fazem rascunhos pensando no papel, listas de materiais, realização e conclusão ou comemoração por mais uma conquista individual ou em equipe. Ao invés de sempre um adulto pensar em dar aulas, ditar todas ações e ensinar, muitas vezes os alunos é que a partir de um clima gerado de importância e necessidade fazem isso decidindo em parte seu destino.
ESCOLA VIVA: Em uma Escola verdadeira a cada bimestre tudo sempre pode ser diferente, de projetos a combinados, mas sempre desenvolvendo todas as habilidades da inteligência. Existem projetos criados pelos profissionais e outros pelos jovens estudantes, e é assim que buscamos sempre o equilíbrio sem extremos. Portanto abaixo estou colocando apenas alguns exemplos de projetos que podem ser praticados:
PROJETO “ENTRADA DA ESCOLA”: Vários desenvolvimentos são feitos em poucos minutos sendo cada dia abordado um tema de forma diferente: cidadania (hino nacional), histórias de valores humanos, vídeos motivacionais, canto em conjunto, biografias de grandes homens...
APROVEITANDO O CALENDÁRIO
Transformamos sobras ou recicláveis em trabalhos ricos, personalizados para os presentes em datas comemorativas.
PROJETO PIPAS DIFERENTES
Cada aluno pode escolher um modelo e construir uma pipa exótica. De acordo com a idade os alunos fazem pipas mais simples ou mais complexas.
PROJETO SEMANAL SAÚDE EMOCIONAL
São dinâmicas e desafios com grandes resultados.
PROJETO NECESSIDADES BÁSICAS HUMANAS ACESSÍVEIS A TODOS
Noções de Permacultura em temas como água purificada, energia limpa, habitação que pode ser construída sem dinheiro ou com pouquíssimo gasto usando bioconstruções com saneamento inteligente reaproveitável, agricultura orgânica ou agroecológica com auto suficiência e renda de excedentes produzidos, culinária sem lixo (saudável), PNL, autoconhecimento com otimismo e consciência...
PROJETO EM BUSCA DE TALENTOS E VOCAÇÕES PROFISSIONAIS
Cada aluno é convidado a pensar em si mesmo e no seu futuro sentindo através de experiências práticas escolhidas por eles como possibilidades futuras, naquilo que gosta ou em uma missão, aprendendo que a Lei Natural do Trabalho é ajudar o maior número de pessoas possível com suas capacidades. E faz um estágio junto a profissionais que atuam nesta área escolhida, para vivenciarem e conhecerem mais sobre a rotina inerente.
PROJETO VALORIZANDO O RECURSO CHAMADO DINHEIRO
Existe recursos que são empréstimos que podemos desperdiçar ou usar adequadamente em nossas vidas. Este é o caso do tempo, de nossa energia vital e do dinheiro.
PROJETO MAPEANDO E VISITANDO NÚCLEOS DE APRENDIZAGEM DA COMUNIDADE ESCOLAR
Visita aos bombeiros, visita a uma aldeia indígena, visita à fábrica de sorvetes ou ajuda oportunista com campanha específica.
PROJETO TÉCNICAS DE SOBREVIVÊNCIA EM QUALQUER SITUAÇÃO OU LOCAL
Este projeto que lembra o movimento escoteiro ensina técnicas importantes além de desenvolver capacidades como a da improvisação e adaptação.
PROJETO “MARAVILHANDO-SE COM A NATUREZA”
Viveiro de mudas, coleção de sementes, processo do café desde a colheita até o sabor com bolo caseiro, processo de fazer fio com algodão, criação de jabutis, borboletário vivo, ...
PROJETO CONHECIMENTOS BÁSICOS PARA CONCURSOS OU PROVAS: Enquanto a maioria das escolas continua, em todas suas ações, dando aulas para que os alunos tirem notas e preparem-se para um vestibular jogando sobre os alunos um oceano de conhecimentos sem significado ou sentido, aqui temos um projeto que engloba as atividades ligadas á grade curricular de forma mais prazerosa e significativa, estimulando cada jovem a conhecer o funcionamento de sua mente, memória e vontade, aprendendo a funcionar de forma adequada e consciente para toda sua vida.
PROJETO MANUTENÇÃO E CONSTRUÇÃO NA ESCOLA
Quando é que um aluno aprende a usar uma ferramenta, a pensar em como consertar ou construir algo desenvolvendo tal capacidade? Como acostumar cada um a manter em conjunto e harmonia a materialidade onde vivemos?
Os resultados de todos os projetos periodicamente são compartilhados com toda a comunidade escolar, onde pais, vizinhos e professores podem participar da apresentação feita pelos alunos que falam e expõe seus trabalhos.
6- Talvez a verdadeira escola seja aquela “sem muros ou grades”, integradora, e esta é uma das características da nossa, que proporciona aos alunos atividades que os levem ao contato com a comunidade em geral. Um exemplo é na semana da Pátria, que em cada ano, realizamos projetos diferenciados, onde os alunos dão seu contributo trabalhando pela comunidade. Já fizeram um jardim no final da rua com a ajuda dos moradores, escreveram cartas para desconhecidos da comunidade com mensagens otimistas e assim por diante, tudo organizado por eles próprios. Outras vezes realizam encontros oferecendo palestras, lanche e apresentações.
Fizeram também um projeto em parceria com uma escola pública, onde alunos de 5º ano estão se correspondendo e preparando uma recepção calorosa para “conhecer os novos amigos”, trabalhando não só a questão da comunicação e escrita, mas abrindo os portões para a comunidade.
Convidamos sempre profissionais de várias áreas de atuação em nosso munícipio, para trazerem sua experiência em forma de palestras e dinâmicas, que é o caso de bombeiros, de uma orientadora sexual, de um especialista em drogas, policiais da secretaria do meio ambiente...
Durante vários anos plantamos arvores em setembro e fizemos uma oração ecumênica como conclusão do feito. Já fizemos fábrica de chocolate em abril trabalhando a importância do cacau na alimentação. O dia do índio que fazemos há muitos anos tornou-se um evento grandioso dentro de nossa simplicidade. Transformamos a escola durante uma tarde de 6ª feira em aldeia como se fosse um teatro, com todos os alunos e adultos atores, resgatando a pureza e importância da figura do índio com todo um preparo que dura a semana inteira.
Para alunos que conquistem uma interdependência autônoma e proativa de forma consciente e emocionalmente saudável, o papel do educador é de facilitar a evolução ou progresso de todos sem comparações, quando cada um deve procurar melhorar-se gradativa e lentamente fazendo o melhor possível diariamente. O educador deve procurar melhorar-se em todas as habilidades da inteligência mantendo ânimo e contagiando a partir de reais sentimentos. A partir do momento que cada educador aprenda a meditar, trabalhe suas emoções e se pesquise diariamente buscando sua evolução com dificuldade com pureza mental, a humildade lhe permitirá falar sobre pesquisas científicas, leis naturais ou saúde comportamental com mais propriedade e verdade, vibrando sempre aquilo que busca em si mesmo. Portanto o bom profissional independe de apenas habilitações ou rótulos, de busca por dinheiro ou bens materiais. Tudo depende de uma consciência básica e de vocação para que melhore a si mesmo ou sua luz interior para que possa trabalhar com tantos futuros ou mentes. Afinal, o objetivo da educação talvez seja que todos nós adultos nos tornemos desnecessários na escola e na sociedade. Dada a responsabilidade que todos temos como educadores e educandos ao mesmo tempo sempre nosso modelo ou exemplos é que ensina e contagia. Nossa maneira de entrar na sala, nosso comportamento não verbal e nossos valores internos é que podem iluminar ou não. Portanto todo educador deverá um dia primeiro adquirir consciência de seu estado interior e adquirir um mínimo de sabedoria sobre a vida e sobre a natureza humana (funcionamento da mente) para depois poder pensar, falar e agir em mutirão estimulando esperança e fé. Será que os cursos de pedagogia ou superiores tem algum valor para os alunos quando o comportamento do profissional pode estar tão incoerente, assim como sua unidade de pensamentos/palavras e ações? Será que durante a faculdade cada profissional não deveria aprender que os estudantes precisam entender o propósito da educação, colocar seu conhecimento em prática e experimentar a bem-aventurança disso. Que a educação que não é usada para o bem-estar da sociedade não é, de forma alguma, Educação? Que você pode ser chamado de verdadeiramente educado apenas quando sua educação beneficiar a sociedade de maneira incondicional e você se tornar o recipiente do amor dessa sociedade? Pois não basta simplesmente adquirir conhecimento livresco. Cada um deve buscar alcançar a sabedoria suprema e cultivar as virtudes. A Educação verdadeira talvez seja aquela que outorga, ao homem, a riqueza da moralidade, da espiritualidade e do caráter. O propósito da educação não é somente sustentar o corpo. A educação deve ampliar a mente do homem e o tornar uma pessoa virtuosa e ideal. A educação moderna é mero conhecimento livresco, limitado ao que está contido nos textos. Hoje, muitos estão buscando somente essa educação secular (ou seja, um valor neutro). A educação secular por si só não é suficiente. Ela deve ser complementada com educação espiritual. A educação espiritual tem seu efeito sobre o coração da pessoa, significa trazer para fora a Divindade latente, que se esconde no coração dos seres humanos, e estabelecê-la como um exemplo para o mundo inteiro. Cada profissional deve desenvolver o princípio do amor e os alunos devem seguir o caminho da verdade. A verdadeira educação é aquela que está impregnada com verdade (Leis Naturais) e amor.
Nosso projeto pedagógico está sempre sendo adaptado para conter as diversas atividades compostas por temas transversais e interdisciplinares, pois a riqueza de aulas práticas desenvolvidas nos diversos projetos embasadas pelos conteúdos necessários tornam o aprendizado rico e ao mesmo tempo dinâmico.
Quando um jovem atinge a idade para fazer um curso superior, pessoas começam a lhe perguntar que faculdade irá fazer, mas muitas vezes ele não tem a menor noção de área ou de possibilidades para seu trabalho futuro, como aconteceu em minha vida.
Será que um jovem imagina o que seja materializar resultados em alguma área de atuação mais de quarenta horas por semana? Acreditamos que o trabalho possa transformar a vida de uma pessoa em uma festa diária de prazer, mas pode tornar-se também um inferno constante e estressante, sentindo que terá que batalhar para sobreviver ou que vai levando a vida como um escravo, sem nunca sentir-se útil, livre para escolher sua missão.
Portanto, um dos projetos que pode ser usado como exemplo desse contexto é o que fazemos em busca da vocação profissional. Os alunos são motivados ao autoconhecimento descobrindo possibilidades de atuação em sua futura vida adulta. Após pensar em seus relatórios, todos podem vivenciar profissões aprendendo a senti-las, fazer visitas em instituições comerciais, em consultórios, em indústrias, convidar profissionais para perguntas, fazer pesquisas e assim por diante. É elaborado um relatório contendo os passos para o projeto que pode ser um estágio, a fim de adquirir uma noção maior de que realmente a profissão escolhida é aquilo que cada um pensa que é. Neste processo investigativo e vivenciado, o aluno cumpre várias etapas, desde o de aprender a aprender, a conhecer, a fazer, a conviver em harmonia com os outros e a “Ser”, quando cada um busca seu gigante interior...
Durante nossa experiência de vários anos, alguns alunos foram estagiando durante cada ano em várias ideias e possibilidades, mas outros mantiveram em uma só atividade aprofundando-se nela. Um destes exemplos é um aluno que tendo aprendido violão em nossa escola disse que seria compositor e músico, e fez seu primeiro projeto que era tocar algumas músicas para um público pequeno. Depois ele fez o projeto composição de uma música. Depois composição de um CD. E continuou fazendo projetos nesta área, estudando estilos e novas combinações de sons.
Se algum aluno sentir que seu caminho está na direção errada, poderá repensar seu projeto. Acreditamos que o trabalho é uma Lei Natural na qual podemos ajudar o maior número de pessoas possível com nossos talentos, desejos, capacidades e vocações. Ao nos tornar importantes para alguém este alguém irá pagar, mas o dinheiro não é meta primeira, mas sim consequência de diferenciais e da importância do profissional que deverá ir colecionando a maior quantidade de valores possível para ser bem sucedido como assiduidade, pontualidade, atenção, capacidade, vontade de melhorar-se a cada dia no que faz, foco em resultados cada vez melhores e assim por diante. E na repetição de ideias relevantes é que os alunos vão sendo conscientizados que para a vida de adultos não basta um corpo grande mas caráter, disciplina, responsabilidade e uma série de capacidades e sabedoria em caminhos que poderão auxiliá-lo em sua futura trajetória ainda desconhecida.

Para esclarecer mais dúvidas:
Contate a secretaria
Seg-Sex 12:30 às 17:30
(13) 3453-1000
(11) 97110-0263

Você também pode pedir mais informações através do seguinte formulário: